ciúme.

Poucas coisas são tão difíceis de explicar quanto o ciúme. O enciumado sabe que não tem muita lógica naquilo que sente, mas não consegue controlar: num misto de raiva e decepção acaba agredindo quem mais ama por medo de perder. É complicado.

Quem gosta de alguém, muito mesmo, tende a ver coisa onde não tem, a desconfiar da melhor amiga, do primo, da vizinha mais empolgadinha e, sabe como é –  foi tão difícil encontrar um amor para chamar de seu, como não se abalar com a concorrência, não é mesmo? Ou melhor, como lidar com aquilo que está dentro da nossa cabeça (e que por mais absurdo que pareça, não conseguimos evitar)?

Costumo dizer por aqui que a melhor estratégia para um relacionamento de qualidade é a sinceridade, em relação ao ciúmes não é diferente. Não adianta proibir, reclamar, ofender ou gritar; se não formos capazes de esclarecer como nos sentimos a ponto de encontrar uma explicação racional para nossos próprios fantasmas, não somos capazes de nos relacionar. Quem cobra e insiste em não confiar, sufoca. Afinal, há algo mais anti-natural que estar com alguém (que deseja ficar) temendo que essa pessoa vá embora? Se um dia formos traídos, trocados ou cada um acabar indo para o seu lado novamente, não tenha dúvidas: de nada terá a ver com àquelas pessoas das quais sentimos ciúmes.

Não há coisa que cegue mais que a desconfiança.

Mas calma, respira: sei que, às vezes, temos razão. Que não dá pra ter sangue de barata com um ataque direto de uma piriguete, que não dá pra tolerar um relacionamento hiper-próximo dele com a ex. Mas quer saber? Liga não! Uma mulher confiante provoca uma confusão danada na cabeça dos homens – e garante, por ser aquilo que é, que  o amor sempre ganhe.

E chega de discussões, ok?

Você também pode ler

2 Comments

  1. Concordo inteiramente! Já fui ciumenta doente, daquele tipo q segue, q liga de 5 em 5 min. e ainda liga pro celular da ex p/ tentar ouvir se o som ambiente é o mesmo de onde o cara tá. Mas, com o tempo (e a maternidade), consegui me livrar disso.
    Qndo a gente fica paranóica, não consegue viver o relacionamento e mto menos enxergar as reais ameaças do relacionamento, sejam elas periguetes, ex intrometidas ou até mesmo os problemas do próprio casal.
    Com certeza, depois q deixei essa faceta ciumenta de lado, consegui ganhar respeito de quem se relacionou comigo.
    Bjos!

  2. bom texto erikinha … tenho um texto no meu blog que chama Inveja Admiravel … eu uso esta mesma fotinha 🙂 da uma bizoiada la …

    bjsssss e continue assim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *