um pouco de filosofia.

Ano que vem, me formo de novo. Num curso novo, com gente nova e num ambiente completamente diferente do que eu tinha conhecido no jornalismo, que acabou por trazer mais angústias que alegrias. Fazer uma segunda faculdade é suicida, é cansativo, é altamente desgastante, mas funciona. Faz você perceber que algumas coisas que acredita são suas e de mais de ninguém, não vem com os livros, com o tempo, ou com alguém que pensou por você. Sou apaixonada, por exemplo, por antropologia. E por incrível que pareça, descobri muito mais sobre isso durante um curso que se propõe a desenhar que a escrever.  Para se fazer bons projetos é preciso compreender as pessoas, suas necessidades, hábitos, vontades. É preciso estar atento aos desejos, que nem sempre são racionais ou práticos. Aliás, quase nunca são.

Vivemos em uma sociedade que busca a cada dia mais a liberdade sem perceber que é o excesso dela que aprisiona. Essas palavras não são minhas, é claro, tudo coisa do filósofo francês, Lipovetsky, mas fazem um sentido tão grande que não canso de reproduzir. Quanto mais opções temos, quanto mais possibilidades, amores, sabores, aventuras, maior também é a nossa responsabilidade sobre cada uma dessas escolhas, maior é a nossa angústia pelo amanhã e por aquilo que não temos total controle.

Aceite isso. Não é você que manda integralmente na sua vida ou na das pessoas ao seu redor. Por mais que seja possível prever, fazer planos ou traçar caminhos os imprevistos são mesmo imprevisíveis (e a gente nunca sabe ao certo onde irá chegar).

Na vida temos duas certezas, e não uma: a de que iremos morrer e a de que é preciso ser feliz. Como fazer isso é tão complicado quanto desenho técnico, física nuclear e grego e, verdade seja dita – vivemos de teorias.

E enquanto eu puder e tiver idéias, vou escrever sobre isso.

Se tem uma coisa que aprendi com o jornalismo é que quanto mais se compreende, mais se pergunta. E quanto mais respostas a gente tiver… Melhor.

 

Você também pode ler

1 Comment

  1. Olá, tô adoraaaaando esse blog … viciei…rs
    SOu de Santos tbém .. e achei teu blog bem diferente e autêntico, parabéns!
    Vai lá me fazer uma visita .. será bem vinda!!!!
    Beijokas
    Danny

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *