tchau, ontem.

Uma das maiores verdades sobre a vida é que ela não nos dá a opção de ficar parados. Aliás, a vida, essa bandida, não nos dá opções. Assim como um dia amanhece após o outro, seguindo seu curso natural, nossos caminhos se abrem: infinitas possibilidades, casos e acasos que, embora você ache que tem total controle, não faz a menor idéia de como se darão.

Um dia aquela sua amiga de infância fica grávida. A outra, que tinha certeza que estava casando com o tal amor da vida, separou. Seu primo, engenheiro, resolve montar uma cafeteria e se dá super bem. E a professora de história se descobriu mesmo sendo ilustradora infantil. Nada é definitivo, embora tentemos ao máximo fazer com que seja.

Um dia o cliente acha aquele texto uma porcaria. No outro, elogia sua eloquência. Temos um dia e depois mais outro para nos renovar, reinventar, mudar. E ainda que você continue fazendo as coisas exatamente iguais, para não arriscar, hoje é completamente diferente de ontem. Você não é mais o mesmo, nem as pessoas ao seu redor.

Acho imprevistos deliciosos. Eles dão graça e sabor à vida, dão ritmo as coisas paradas, abrem perspectivas. Ainda que você sofra um acidente, perca um filho, não consiga mais enxergar. Ainda que alguma coisa realmente ruim aconteça, NADA é por acaso. Nada é sem por que. Você hoje por não entender porque está num emprego tão ruim ou o que fez para merecer tamanho castigo. Não entende porque não namora com o cara x, y, z, não sabe porque não consegue passar na maldita prova. Continue tentando, continue insistindo.

Hoje não nos é permitido saber sobre amanhã.

E ainda que tivéssemos o poder de olhar para frente, viveríamos na expectativa das coisas boas ou ruins, viveríamos escravos dos futuros resultados. Você deve viver o agora. Se o dia está sendo ruim, se a noite foi mal dormida, se a semana está passando devagar – não importa. Haverão mais dias, noites e semanas para que tudo mude de rumo, constantemente.

E é por isso que você,ainda que negue, ainda que se entregue, ainda que não queira mais olhar para nada em relação a vida, não pode desistir, não consegue.

E, sinceramente, não deve.

Você também pode ler

1 Comment

  1. A vida é dinâmica, graças a Deus que temos sempre novas oportunidades e podemos ser melhores a cada dia, a vida sempre é uma surpresa!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *