mais uma vez?

Uma amigona minha, que sempre tem excelentes questionamentos acerca da vida, publicou no seu status do Facebook a seguinte frase: “Quando alguém pede mais “uma chance”, quantas chances você deve dar?”. Parei para pensar nisso e resolvi escrever um pouquinho sobre o tema já que o assunto rendeu alguns bons comentários na página dela.

Se alguém pede uma nova chance, significa que houve uma primeira tentativa, um erro. As chances, mais do que uma possibilidade de recomeço, são um pedido de desculpa embutido, uma quase humilhação. Se alguém deseja tentar novamente está assumindo sua parte de pecado, tentando se renovar. Apesar de nobre, sabemos que as novas chances podem ter fatores maiores embutidos, seja pela mágoa que ficou ou por aquela que sabemos estar por vir caso aceitemos tentar novamente.

As pessoas não mudam, não adianta. Elas se adaptam. Sou completamente à favor do perdão e das terceiras, quartas e quintas chances, mas acho que o limite quantitativo quem determina é sua auto-estima e sua vontade de arriscar. Vale a pena engatar mais uma vez aquele relacionamento que doeu? Que houve traição, desconfiança, ciúme exagerado e mais tantas coisas ruins? Temos uma dificuldade enorme de relembrar a parte nociva das coisas, elas se apagam com o tempo. A questão é que há situações que não merecem segundas chances, há pessoas que já extrapolaram a quantidade de tentativas por uma vida inteira. Por que insistir em remoer sentimentos que estavam adormecidos e relembrar momentos que talvez já perderam sua importância em meio há tantas outras coisas da vida? Por que essa vontade de acreditar?

Demoramos um pouco para descobrir aquilo que realmente é importante, mas não precisamos de muito tempo para entender o que faz mal. Na dúvida? Não faça. Porque certamente você conhece de cor todos os bons motivos para não recomeçar.

Você também pode ler

2 Comments

  1. Acho q as chances não valem só pela auto-estima, mas pelo amor q temos pela pessoa. Enquanto existir amor, é válido dar várias chances. O problema é q a cada chance, o amor vai ficando desgastado e minguando. As pessoas podem até mudar, mas com certeza só depois q aquele grande amor se for e com ele vier algum aprendizado.
    Bjos!

  2. É verdade, Mi! Mas acho que é bem como vc disse, nenhum amor resiste quando mal cuidado… É melhor evitar o sofrimento que insistir em vão, né??

    Um bjão!!! =D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *