10 passos para ser uma pessoa melhor

Tenho visto em muitos blogs de relacionamento essa coisa de passo-a-passo para alcançar alguma coisa e percebido que os leitores gostam muito de acreditar que a vida é mesmo assim, redondinha,  como se bastasse um manual para que tudo ocorra da maneira que se deseja. Não acho  exista um manual para a felicidade e acho que esse é um conceito tão relativo quanto a beleza – cada um tem o seu padrão.

Mais uma vez, volto a dizer, que não sei aquilo que deve ser feito para atingirmos o amor verdadeiro ou conquistarmos o trabalho ideal, mas sei que todas as mudanças desse mundo começam dentro da gente e na imagem que temos de nós, do mundo e naquilo que as pessoas enxergam que somos. Resolvi então entrar na dança do passo-a-passo para a vida e fazer uma lista dos 10 passos para que você se torne uma pessoa melhor. Não sei se vai trazer seu amor de volta em uma semana, se você vai ser promovido à gerente na empresa, mas sei que a vida se torna mais leve quando passamos a tomar algumas atitudes bobas e, acredite, as pessoas notam.

Vamos ao que interessa?

1. Sorria para as pessoas na rua, todos os dias.

Já percebeu como os cobradores de ônibus, porteiros, caixas de supermercado e garçons ficam muito mais solícitos quando são bem tratados? As pessoas não tem culpa de você ter acordado cedo para trabalhar, que tal dar a elas um pouco do amor que está aí, sobrando no peito? Faz bem para a alma.

2. Evite os micro aborrecimentos

Não se deixe levar por uma cortada no trânsito, uma palavra mal colocada de um colega, ou por um cocô de passarinho no cabelo. Essas coisas são pequenas e devemos aprender a nos proteger da ira, já que o tempo inteiro, nas cidades grandes, somos provados para perder o controle a cada dia mais…

3. Escute uma música brega e cante com ela

Jé ouviu o ditado de que quem canta, seus males espanta? Pois bem…Escolha uma música de gosto bem questionável (tenho uma lista vasta aqui) e cante com ela. Compartilhe com os amigos, ria de si mesmo. Aposto que o seu humor melhora.

4. Escute as pessoas que te param na rua

Seja o mendigo, seja o hare krishna, seja o pessoal do Greenpeace. Escute as pessoas, argumente com elas, teste sua tolerância. São outros seres humanos que estão se contactando com você, não há pressa que justifique o mínimo de cordialidade com os demais. Nem que seja para dizer “não”.

5. Olhe para quem está falando com você

Não basta escutar com os ouvidos, as pessoas precisam entender que são ouvidas. Se puder responder ou contra-argumentar, então, será um exercício e tanto.

6. Permita-se perder mais tempo no banho antes de dormir

Não temos tempo pra nada, eu sei. Mas o banho, pelo menos para mim, é um momento inspirador. Ninguém está me vendo, então eu posso cantar bem alto. Ninguém está vendo minhas caras ou meus pensamentos, então posso pensar naquilo que quiser. Além de deixar aquela água quentinha correr nas minhas costas. É renovador, acredite.

7. Leia um livro

Passamos tanto tempo na frente do computador que esquecemos da delícia e da introspecção que é ler um livro.

8. Cuide de uma planta ou de um bichinho como se fosse uma extensão sua

Porque ter alguma coisa ou alguém que é dependente de você, faz você rever alguns valores na vida, principalmente os que dizem respeito à família…

9. Vá caminhar na praia

Não há terapia melhor que colocar os pés na areia e na água do mar deixando a cabeça livre para pensar em nada. Sem pressa, tomando uma água de coco… É libertador.

10. Quebre alguma regra

…que não te faça ser preso. Coma a sobremesa antes do almoço, adiante ou atrase o relógio, use pares de meias trocadas, entre pela porta de trás do ônibus (se você estiver em São Paulo), faça 10 minutos a mais de almoço, cabule uma aula. Às vezes (só às vezes, ok?) sair da rotina alivia as tensões do nosso dia-a-dia, sejam elas quais forem e nos tornam, enfim, melhores. Não precisamos fazer tudo certinho o tempo inteiro. Ninguém faz.

Você também pode ler

5 Comments

  1. Adorei a lista, porque não é nada mirabolantes ou enormes sacrifícios. Coisas pequenas e simples, que tornam a vida melhor. Inspirador 🙂

  2. O mais legal é que são todas coisas práticas,q dão um resultado “rápido” 😀
    Adorei,mesmo!!!hauhauhuahau
    Saudades! ;**

  3. Muito bacana, é importante entendermos que as coisas por mais que sejam simples trazem uma grande importância para essa nossa vida rotineira…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *