não adianta.

Conselho é algo feito para não ser seguido. Já está implicito. Se funcionasse mesmo, ninguém sofria. Ninguém fazia o que não deve, ninguém mantinha namoro porcaria, ninguém usava drogas, bebia até cair, traia o esposo ou esposa, aquelas coisas. Eu aconselho pessoas o tempo todo que insistem em pagar pra ver e é assim mesmo que funciona. Os seres humanos são burros, só aprendem por tentativa.

Eu aprendi errando e continuo cometendo mais uma série de deslizes imbecis pra criar as minhas teorias e ter alguma propriedade pra falar de relacionamentos bem ou mal sucedidos, trabalho, família, amor e vida. É óbvio que também fui aconselhada e, é óbvio, que fiz tudo ao contrário, lógico. Tem alguma coisa implícita no “não faça” que estimula a fazermos, impressionante. Por isso, mais que dizer o caminho a seguir é preciso explicar suas razões. E essa é a parte mais difícil da coisa toda – só experiência própria não é argumento suficiente.

Então aconselhar não adianta? Adianta, claro. Mas há algumas coisas que precisam doer bastante para darem resultado, às vezes, mais de uma vez.  A cicatriz tem que abrir, sangrar, fechar e acabar aberta mais umas duas ou três vezes – ou a Bíblia, Deus e mais uma série de coisas teriam mais adeptos que os que se apresentam – não é verdade?

A gente sabe tudo o que precisa fazer para minimizar os riscos, para ter uma vida certinha, pra sermos melhores, pra fazermos dos outros melhores, mas não. Gostamos de errar. Gostamos de doer. Porque é melhor sentir todas as dores do mundo, que sentir nada.

Somos os seres racionais mais burros que se tem conhecimento.

Você também pode ler

3 Comments

  1. Falou e disse. Tem horas que a gente sabe que tá fazendo a coisa errada e mesmo assim não muda de ideia. Claro que ajuda dar e receber conselhos mas nem sempre estamos preparadas pra segui-lo. O ser humano é muito complicado e tem motivações mais complicadas ainda pra tomar decisões.

  2. Adorei o texto e concordo com o que você disse, tem vezes que precisamos mesmo quebrar a cara. Faz bem, faz crescer.
    Feliz Natal pra ti! 😉
    =*** see ya!

  3. É sempre assim! 🙂
    Conselho só serve pra nos preparar para as consequências, já que, quando fazemos a merda, temos idéia do que provavelmente virá a acontecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *